O percurso
Etapa 2 – S. João Novo
Descrição dO percurso
Descendo a rua Francisco da Rocha Soares e antes de chegarmos ao Largo de São João Novo, vemos à nossa frente a Capela de Nossa Senhora da Esperança. Esta igreja, de nave única, é mais larga do que comprida. Na entrada, podemos ver um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Esperança. No interior, outra imagem de Nossa Senhora, além de Santa Luzia, São Joaquim e de Santo António e um pequeno coro. Viramos à esquerda e chegamos ao Largo de S. João Novo, no qual, no final do século XVI com o aproveitamento da muralha pré-existente, visível no exterior,foram construídos a Igreja e o Mosteiro.
A Igreja de S. João Novo, é uma igreja conventual. No interior temos altares de talha e azulejos barrocos, um retábulo com a Visão de Santo Agostinho, de João Glama Stroberle, pintor alemão e um coro alto com um órgão de tubos. No altar de Santa Rita de Cássia, são visíveis os azulejos de Bartolomeu Antunes, as imagens de Santo Ovídeo e de Nossa Senhora da Guia que são da autoria de Manuel Miranda. Desta igreja saía a procissão do Senhor dos Passos.
Ao lado da igreja, encontra-se o Tribunal Criminal e Correcional do Porto, que resultou do aproveitamento do antigo Convento e habitação dos Frades Eremitas Calçados de Santo Agostinho. Em frente à igreja encontra-se o Palácio de S. João Novo, em estilo barroco e atribuído a Nicolau Nasoni; durante o Cerco do Porto foi hospital militar.
Neste palácio foi instalado, em 1945, o Museu de Etnografia e História do Douro Litoral mas devido a um incêndio foi encerrado em 1991.

Altar de Santa Rita de Cássia
Audio etapa 2
curiosidades
Capela de Nossa Senhora da Esperança
Esta capela foi erguida por veneração à Nossa Senhora da Conceição sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança. Julga-se que dada a demolição de parte da muralha foi entendido pelos residentes construir um oratório para veneração da Santa. A irmandade de Nossa Senhora da Esperança organizava um arraial de São João nas ruas próximas: Tomás Gonzaga e Rocha Soares. O Largo de de São João Novo chamou-se em tempos de Nossa Senhora da Esperança.

Capela de Nossa Senhora da Esperança





